Menos Like Mais Skate

É o que mais tem aparecido no feed do meu facebook ultimamente: fotos de meninas maquiadas, de shortinho, boné de aba reta, skate (muitas vezes longboard), fazendo biquinho com a boca e seguida de uma frase, ou de auto-ajuda, ou de música, entre outras.

Mas quanto mais eu vejo esse tipo de foto sendo compartilhada por centenas de pessoas, mais eu penso em quão fútil o skate feminino está se transformando por aqui. Skate tá na moda. E isso é bom, a partir do momento que quebra diversos preconceitos e trás novas praticantes pro nosso meio. Mas o problema começa quando esse mundo perfeitinho cai por terra: a hora de andar de verdade. Por favor, não me interpretem errado: conheço muitas garotas lindas e estilosas que andam de skate MUITO bem. Mas esse mundinho de fotos de tumblr não é real, nem nunca foi. Skate é suor, é canela inchada, joelho ralado, é o prazer de acertar aquela manobra que você queria faz tempo, não o prazer de ter sua foto com 300 likes e 500 compartilhamentos, sentada em cima de um skate fazendo biquinho de pato…

Hoje uma página, que não precisa ser mencionada, usou de duas imagens do Divas Skateras, trocando apenas o logotipo. Essa mesma fan page posta esse tipo de foto que descrevi, com um número de compartilhamentos, curtidas e comentários enormes. Mas passeei pelas mais de 200 fotos da timeline e pasmem: não encontrei NENHUMA foto de manobra. As campanhas da página se resumem em “Os primeiros 10 comentários saem no print”, “Mande sua foto pra duelar” (nesse caso, cada menina manda uma foto, a dona da pagina faz uma montagem com as duas e quem “ganhar” sai em uma montagem com alguma frase fútil e irrelevante para a prática do skate), e outros que nem vale a pena citar… Seria cômico, se não fosse trágico: ao compartilhar esse tipo de conteúdo, contribuímos pra futilidade, e para pessoas acreditarem de verdade que skate feminino é isso. Essa foi apenas uma página entre tantas outras mil, que não somam exatamente NADA ao skate de fato e tem mais que o triplo de likes que fan pages como a nossa, que visa atrair mais praticantes, incentivar a produção de material e evolução das meninas.

Já fui bloqueada em diversas fan pages por comentar nesse tipo de foto, mas mesmo assim, quando vejo algo do tipo sempre comento questionando o que aquilo soma de verdade… Se meu comentário em cada foto fizer pelo menos uma menina parar e pensar na mensagem que esse tipo de conteúdo passa, já tá de bom tamanho. Convido vocês divas, a fazer o mesmo. Viu algo machista? Comente, denuncie. Viu algo fútil? Comente, questione, seja e faça a diferença. O objetivo principal é nos unir pra fortalecer nossa cena, então não podemos deixar esse tipo de coisa ofuscar quem realmente anda por amor, não por likes e comentários. Menos biquinho e mais canela roxa. Fotografem, filmem, postem seus materiais, mostrem que o skate feminino existe sim e está em constante evolução, e que vai muito além quem um rosto bonitinho.

3 Comments

  1. Gabi

    Verdade…..e é por isso mesmo que não temos muitas meninas que ja andam a 8 ou 10 anos….muitas começam tendo a ideia de ser modelete e conseguir namoradinhos, mas quando veem q o negocio é para poucos e para quem gosta mesmo…páram de andar…Legal vc ter colocado isso aki…ja pensei nisso varias vezes e todas as vezes que olho, sempre da vontade de zoar com essas tontas…kkkk…Mas pelos menos o sk8 fem esta cada vez mais evoluindo…olha soh esse ano tivemos ate um camp de tribanks….logo menos teremos um de vertical….Vlw Fania por ter aberto esse espaço para o skate nacional…Flw e mtos rolês para nós nesse 2013!Ps: será que vem o camp da Divas pra SP?

  2. Mariana Bennaton

    Ufa!! Ler isso foi um alívio. Pensei que fosse só eu quem estava revoltada e inconformada com isso. Fiquei me perguntando esse dias: Por que em todas frases “filosóficas” e de autoajuda tem alguma foto relacionada ao skate? Chegaram num ponto que estão banalizando o nosso esporte, o nosso hobby. Se você chegam num lugar que ninguém te conhece e aí você fala que anda de skate, pensa só a imagem que vão fazer de você. Uma menina que consegue ficar em pé no skate e fazer pose pra foto. Ahh… A gente tem que dar uma cortada nesse povo nada a vê. Novos interessados no skate sempre serão bem vindos, mas esse povinho nada a vê da fotinho… é melhor continuar tirando foto na frente do espelho ou voltarem a se fotografar com aquela cara de “parado na esquina”.

  3. Pamela Alves

    Concordo plenamente! Estou cansada de ver esse tipo de garotas, que chegam nas pistas de shortinho, bone aba reta e um tenis de sk8, ai paro só pra observar qual vai ser a reação dela, e ai a mina senta em cima do sk8.. Aff..outra modinha!
    É triste ver essa cena se repetindo cada vez mais, enquanto nos estamos ralando, sempre com suor no corpo e canela roxa, ainda bem que os skatistas masc. de verdade nem dao moral pra essas modinhas, pq quem ousa dar moral pra essas minas sao pior que elas.
    Mas agora eu digo a todas vcs do skate feminino nao vamos nos abalar com essas tontas, vamo encarar essas minas e mostrar “aquela” manobra e arrasar!
    Se bem que ate um ollie ja iria intimidar essas bestas, pq nem ollie sao capaz de mandar..
    Um salve pra todas e parabens ao Divas por nos dar essa oportunidade de falar a verdade e mostrar o que é o skate feminino de vdd!! Flw

Deixe um comentário